
A palavra Podcast foi criada por causa do Ipod (aparelho que reproduz mp3). São arquivos no formato digital (mp3, ogg, mp4) armazenados em um site na internet e através do feed RSS, ao qual um ouvinte do podcast assina gratuitamente e recebe diretamente em um agregador (itunes ou ipodder ou outros) que existe novo podcast no ar. Esta tecnologia veio da mesma utilizada das notícias em RSS/XML, sendo uma grande sacada para que ninguém perca os ouvintes/leitores, pois eles sempre receberão em seus computadores os avisos de todas as novidades em tempo real, assim que tudo for publicado.
O podcast vem conquistando espaço principalmente por causa do aumento nas vendas dos aparelhinhos de mp3 player ou derivados. E o que mais as pessoas gostam é ter a liberdade de poder criar sua própria programação com os podcastings favoritos. Atualmente já é possível publicar via podcast também vídeos e fotos, denominados como videocast. E não somente podcasters gravam diretamente de suas casas, pois enxergando que é uma potente e rápida mídia muitos veículos de comunicação, empresas e até escolas, estão divulgando notícias ou aulas através desta tecnologia que podem ser acompanhadas no computador ou em mp3 player ou ipod.
POCAST NO BRASIL
No Brasil o podcast começou a ganhar força em 2005, tanto que no mesmo ano aconteceu o primeiro Encontro de Podcasters no país (Podcon). E em 2008 será realizado o Primeiro Prêmio Podcast que contará com votação popular e júri através do site http://www.premiopodcast.com.br/ a partir do dia 18 de agosto. Outro fator interessante é que o regulamento e a escolha do troféu foi realizado pelos principais podcasters do país numa movimentada lista de discussão, chamada Podcast Brasil (http://groups.google.com/group/Podcast-Brasil), onde todos sempre trocam informações e experiências.
LEGALIZAÇÃO DE PODCAST
Ainda em 2008 o podcast no Brasil foi legalizado com o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) órgão responsável pela arrecadação e distribuição dos direitos autorais das obras musicais em território nacional, de acordo com a Lei nº 9610/98. Há dois anos o Maestro Billy Umbrella (Caldeirão do Hulch – TV Globo) – presidente da ABPOD (Associação Brasileira de Podcast) - batalhou para o ECAD entender que produtores de podcast pessoal não teriam condições financeiras de pagar o equivalente a R$1.800,00 mensais, de acordo com a tabela de rádio convencional ou web rádios. No último mês de maio o ECAD fez um acordo com ABPOD, ao qual uma pessoa que produza podcast sem fins lucrativos pague 1 (uma) UDA (unidade de direito autoral) mensal, podendo assim continuar executando canções nacionais e internacionais, inclusive trilhas (background) enquanto o locutor tem a palavra. Este valor atualmente é R$42,00. Caso o podcast tenha receita, ou seja, fature mensalmente, a pessoa que produz este tipo de conteúdo deve entrar em contato com ECAD (http://www.ecad.org.br/) pra legalizar conforme tabela comercial.
Existem alguns sites que disponibilizam licenças, chamados de Podsafe, isto é, podcast seguro. Mas é um material de áudio limitado e o podcaster deve publicar em seu site os selos podsafe. O primeiro a ser criado foi o Creative Commons (http://www.creative-commons.org/ ), permitindo que os autores liberem parcialmente os direitos de suas obras para reprodução em podcast. Artistas como Gilberto Gil, David Byrne e Beastie Boys aderiram este movimento, com plena consciência que é mais uma forma de terem seus trabalhos divulgados. Outro site podsafe: http://www.podsafeaudio.com/ .
DISPONIBILIZAR PODCAST NA INTERNET
Atualmente o melhor site que oferece espaço para hospedagem de podcast é o americano Podomatic (http://www.podomatic.com/). Existe conta gratuita com 500 megas de espaço e 15 gigas de trafego mensal com estatísticas de acessos/downloads. Também já cria o RSS do podcast para os ouvintes assinarem e um site super fácil de atualizar no ambiente blog, onde podem ser publicados textos e pelo menos uma imagem. E o usuário, tendo cartão de crédito internacional, pode pagar 200 reais por ano numa conta Pro com 2 gigas de espaço mensais, além das estatísticas mais minuciosas. Esta opção é válida para podcast que tenha muita visitação.
Texto por Gisele Santos
(Criadora do podcast Mundo Rock de Calcinha www.mundorockdecalcinha.com, no ar há 01 ano. Produz podcast desde o final de 2004. Iniciou pra uma web rádio para brasileiros residentes no Japão, a extinta Metro Mix atual Metropolitana, fez também o podcast 98 in Rock durante um ano para a Rádio 98 FM de Canoinhas/SC e apresentou durante dois anos o podcast Mundo Rock) .
Nenhum comentário:
Postar um comentário